top of page
pergaminho_edited.png

Relato histórico

 

História da origem da Igreja Metodista em Vila Valqueire

         

       Aos  12  dias do mês de dezembro do ano 2010, eu Rev. Claudio Costa Filho, em retorno de licença desde junho de 2010 fui me apresentar ao Superintendente Distrital Rev. Azoil Zerbinato na igreja Metodista na Taquara. O Rev. Azoil acatou de imediato o meu retorno e já colocou como projeto a abertura de um campo missionário na localidade chamada “Remi”, perto da Colônia Juliano Moreira, pois ali a partir desta data estava havendo grande movimentação de pessoas em função de se refugiarem dos perigos apresentados em outros locais do Rio. Naquele mesmo dia, deixamos marcado uma data para visita ao local e marcar pontos onde seria viável e importante estabelecer o ponto missionário.

       No dia 17 de dezembro, fomos ao local e visualizamos vários pontos interessantes, mas preferimos pensar para mais adiante e resolver qual seria a melhor condição para começar ali um trabalho metodista.

        Rev. Azoil retomou contato comigo em 06 de janeiro de 2011, na finalidade de me alertar para uma futura nomeação, visto que naquele momento eu me encontrava sem qualquer nomeação e haveria necessidade no intuito de assegurar vaga no quadro de presbíteros/pastores da 1região, Distrito de Jacarepaguá. Naquele momento ele aventou a hipótese de abertura de um ponto missionário em Vila Valqueire. No primeiro momento não expus nenhuma resposta, ficando de dá-la nos próximos dias.

       Passaram-se vários dias sem que eu fornecesse uma resposta, pois o que estava sendo colocado era de muita responsabilidade, pois como eu já havia pronunciado ao Rev. Azoil que eu não me sentia nem pronto para assumir tal compromisso, e nem me achava tão evangelístico para iniciar um trabalho do nada.

       Depois de muito analisar e fazer diversas considerações, resolvi procurar o Rev. Azoil e aceitar o desafio, que de pronto me incentivou na decisão e logo providenciou junto ao Bispo a minha carta de nomeação para o Campo Missionário de Vila Valqueire.

Logo no início do mês de fevereiro, recebi a nomeação. Neste mesmo tempo, estava mudando de casa onde residia há 26 anos a rua Pereira Frazão, 113, para um apartamento menor na mesma rua no número 64, apto 101. Surgiu no coração de minha esposa (Vania Cardoso Costa) a intenção de que enquanto não se tinha um local mais apropriado à IGREJA começasse suas atividades no local agora vago a rua Pereira Frazão 113 – Vila Valqueire. A mão do Senhor tocou no coração de alguns metodistas ansiosos pela abertura de um trabalho no bairro, a ponto de através de uma conversa, Glaucia Bonfim ficou sabendo da abertura de um trabalho em Valqueire e que eu estaria a frente como pastor. Tivemos um primeiro contato e logo após estávamos Wilson e Gláucia Bonfim, Vania e eu, sentados na sala do meu apartamento conversando e sonhando sobre como o trabalho iria acontecer, e em 24 de fevereiro de 2011 estávamos dando início aos trabalhos do Campo Missionário em Vila Valqueire à rua Pereira Frazão, 113, com um culto de Ações de Graças as 20 horas.

       É muito bom ver a fidelidade do Senhor e que Ele está sempre ao nosso lado naquilo que Ele quer que se concretize, tanto é que nos dias que se passaram, Ele começou a acrescentar vidas naquele lugar.

       A medida que iam chegando, íamos nos alicerçando na Palavra. Vale ressaltar, que o pastor Davi entrou em contato comigo, dizendo que seu filho e esposa (Marcos e Ághata) estariam indo congregar conosco, o que de fato aconteceu.

       O Senhor tem as suas maneiras de agir, tanto é que em uma festa de aniversário de um amigo comum, Wilson e Glaucia conheceram a Elias e sua esposa Maria Luíza, também metodistas e ansiosos também por uma igreja no bairro de Vila Valqueire e convidaram o casal e família a vir conhecer o trabalho já em funcionamento. Elias, Maria Luiza e seu filho Daniel chegaram para ficar, pois logo nos primeiros encontros que tivemos se mostraram prontos para congregar definitivamente conosco, o que se concretizou para honra e Glória no nome de Jesus Cristo. A Palavra do Senhor de Atos dos apóstolos ia se cumprindo na vida do Campo Missionário em Vila Valqueire.

       Surgiu um imprevisto nos meados de abril de 2011. Apareceu um comprador para a minha casa, naquele momento (a igreja). A casa, quando mudamos, deveria ter sido colocada à venda, não foi porque instalamos lá a igreja, mas era o propósito que estava no nosso coração, e não poderíamos deixar a oportunidade. Então reunimos todos os membros naquele momento e colocamos a necessidade da mudança visto inclusive que o comprador necessitava de pressa pois sua esposa estava grávida de gêmeos. A decisão de se achar um local foi unânime e partimos em busca do lugar que o Senhor estava preparando para nós como igreja.

       A resposta do Senhor veio através de uma senhora chamada Maria do Carmo, cunhada de Maria Luiza, quando nos indicou um lugar que estava para alugar à rua das Rosas, 525 em Vila Valqueire. Fomos visitar o local. Local bonito, agradável e todos que iam gostavam, apesar de caro para os nossos recursos. Mas, num ato de ousadia resolvemos alugar o local e recomeçar os trabalhos do Campo Missionário em Vila Valqueire.

QRCode PIX

Doe via Pix.
Prático e seguro!

Captura de Tela 2024-02-12 às 13.47.56.png

CNPJ
03502814/0367-37
Igreja Metodista em Vila Valqueire
Banco Cora
Agência: 0001
CC: 4682203-9

IGREJA METODISTA DO VALQUEIRE

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

©2023 por Igreja Metodista do Valqueire. Orgulhosamente criado por MC ATS.

bottom of page